quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Uma filha de Iansã


 Esses dias, um segurança do meu prédio que estava conversando com minha mãe havia dito a ela ao me ver chegando: "Olha só, lá vem uma filha de Iansã". Minha mãe me disse depois que ele havia lhe dito isso e eu fiquei intrigada do porquê de ele, tão rapidamente, ver essa característica em mim com tanta convicção. Por esse motivo fui pesquisar na internet sobre esse orixá e me surpreendi ao ver como os ditos "filhos de Iansã" tinham as minhas características, meu temperamento, etc. Coloquei  logo abaixo um trecho do que seria essa Orixá e a características dos seus "filhos".

Iansã 

Dia: Quarta-feira
Cores: Marrom, Vermelho e Rosa
Símbolos: Espada e Eruexin
Elementos: Ar em movimento,qualquer tipo de vento, Fogo
Domínios: Tempestades, Ventanias, Raios, Morte
Saudação: Epahei!

Iansã é uma guerreira por vocação, sabe ir à luta e defender o que é seu, a batalha do dia-a-dia é a sua felicidade. Ela sabe conquistar, seja no fervor das guerras, seja na arte do amor. Mostra o seu amor e a sua alegria contagiantes na mesma proporção que exterioriza a sua raiva, o seu ódio. Dessa forma, passou a identificar-se muito mais com todas as actividades relacionadas com o homem, que são desenvolvidas fora do lar; portanto não aprecia os afazeres domésticos, rejeitando o papel feminino tradicional. Iansã é a mulher que acorda de manhã, beija os filhos e sai em busca do sustento.
O facto de estar relacionada com funções tipicamente masculinas não afasta Iansã das características próprias de uma mulher sensual, fogosa, ardente; ela é extremamente feminina e o seu número de paixões mostra a forte atracção que sente pelo sexo oposto. Iansã (Oyá) teve muitos homens e verdadeiramente amou todos. Graças aos seus amores, conquistou grandes poderes e tornou-se orixá.
Assim, Iansã tornou-se mulher de quase todos os orixás. Ela é arrebatadora, sensual e provocante, mas quando ama um homem só se interessa por ele, portanto é extremamente fiel e possessiva. Todavia, a fidelidade de Iansã não está necessariamente relacionada a um homem, mas às suas convicções e aos seus sentimentos.
Algumas passagens da história de Iansã relacionam-na com antigos cultos agrários africanos ligados à fecundidade, e é por isso que a menção aos chifres de novilho ou búfalo, símbolos de virilidade, surgem sempre nas suas histórias. Iansã é a única que pode segurar os chifres de um búfalo, pois essa mulher cheia de encantos foi capaz de transforma-se em búfalo e tornar-se mulher da guerra e da caça.
Oyá é a mulher que sai em busca do sustento; ela quer um homem para amá-la e não para sustentá-la. Desperta pronta para a guerra, para a sua lida do dia-a-dia, não tem medo do batente: luta e vence.

Características dos filhos de Iansã / Oyá

Para os filhos de Oyá, viver é uma grande aventura. Enfrentar os riscos e desafios da vida são os prazeres dessas pessoas, tudo para elas é festa. Escolhem os seus caminhos mais por paixão do que por reflexão. Em vez de ficar em casa, vão à luta e conquistam o que desejam.
São pessoas atiradas, extrovertidas e diretas, que jamais escondem os seus sentimentos, seja de felicidade, seja de tristeza. Entregam-se a súbitas paixões e de repente esquecem, partem para outra, e o antigo parceiro é como se nunca tivesse existido. Isso não é prova de promiscuidade, pelo contrário, são extremamente fiéis à pessoa que amam, mas só enquanto amam.
Estas pessoas tendem a ser autoritárias e possessivas; o seu gênio muda repentinamente sem que ninguém esteja preparado para essas guinadas. Os relacionamentos longos só acontecem quando controlam os seus impulsos, aí, são capazes de viver para o resto da vida ao lado da mesma pessoa, que deve permitir que se tornem os senhores da situação.
Os filhos de Oyá, na condição de amigos, revelam-se pessoas confiáveis, mas cuidado, os mais prudentes, no entanto, não ousariam confiar-lhe um segredo, pois, se mais tarde acontecer uma desavença, um filho de Oyá não pensará antes de usar tudo que lhe foi contado como arma.
O seu comportamento pode ser explosivo, como uma tempestade, ou calmo, como uma brisa de fim de tarde. Só uma coisa o tira do sério: mexer com um filho seu é o mesmo que comprar uma briga de morte: batem em qualquer um, crescem no corpo e na raiva, matam se for preciso.

12 comentários:

  1. Sou Filha de Iansã... e é assim mesmo! Sou a personificação desse Orixá.

    ResponderExcluir
  2. Essa literalmente sou eu , epharey minha mãe

    ResponderExcluir
  3. Sou bem assim msm, se algo sai do meu controle, logo percebem a raiva, qnd amo sou fiel, mais nem tente me passar pra trás, pois se digo que vou esquecer....nem olho para trás, como se esse nunca tivesse existido!!!!!! Epahei. ...OYÁ

    ResponderExcluir
  4. Meus amigos me apelidaram de Tempestade!! Por ser tempestiva!!!?? (rsrs) E eles nem sabem que Sou de Iansã.

    ResponderExcluir
  5. ja me falaram que sou filha de iansa so que agora lendo como ela e tem muitas coisa que nao parece comigo...ai fica minha duvida sera que sou mesmo

    ResponderExcluir
  6. Sou mãe de uma menininha que é filha de Iansã! Não é fácil mas tenho que controlá-la quando necessário! Muito dificil mas não impossível!

    ResponderExcluir
  7. Filha legítima!! Inclusive sedo Orixá da cabeça!

    ResponderExcluir